Black Friday | O dia em que as pessoas acreditam fazer só “bons negócios”

A Black Friday é um costume americano que aos poucos está a ganhar a sua dimensão em Portugal. Neste dia algumas lojas (porque nem todas aderem a este movimento) colocam alguns artigos a uma preço “mais acessível” do que nos restantes dias do ano, à exceção da época de saldos.

As pessoas ao longo do ano vêem um produto, gostam, vêem o preço e acabam por não comprar muitas vezes, pois este não se encontra dentro dos orçamentos mensais. Na Black Friday isso não acontece, as pessoas vão às lojas aderentes e compram como se não houvesse amanhã e por vezes gastam o que têm e o que não tem. Vemos tanta boa gente a dizer ao longo do ano todo que tem o cinto super apertado e que não têm margem de manobra nenhuma a nível monetário e, no entanto, essas são as mesmas pessoas que encontramos nos shoppings com quantidades absurdas de sacos de compras.

tumblr_inline_os85jgjwz61t63ozy_500

Eu acredito que muitos pensam que esta é a única oportunidade que têm de adquirir aquilo que gostam por um preço mais simpático, o problema é que em muitos casos não é bem assim. Neste dia muitas lojas aproveitam-se da ingenuidade de muitos e antes do dia trocam as etiquetas e argumentam que baixaram o preço, quando na realidade a única coisa que fizeram foi, no dia anterior, aumentar ao preço normal da peça para que na Black Friday ela seja vendida ao preço normal como sendo uma promoção. É triste, mas é verdade! A Black Friday é o dia em todo o mundo sai à rua e esbanja dinheiro sem pensar e a culpa de serem enganados é do desejo consumista desmesurado que os leva a acreditar que podem investir em tudo sem se sentirem culpados, porque os produtos estão todos em promoção.

Shopping-2

A verdade é que nem todas as lojas praticam este tipo de venda enganosa, mas é preciso ter cuidado e ir averiguando os preços das peças que nós tanto desejamos ao longo do tempo, para que no dia saibamos se realmente estamos ou não a fazer a nossa melhor compra. Por exemplo: Estou apaixonada por uns botins desde Setembro, mas desde aí que sei que o preço dele se tem mantido nos 30 euros, hoje de manhã fui investigar e estão a 20 euros, ou seja, 10 euros mais baratos. Esta compra valerá a pena pois na realidade o preço baixou. Agora outro exemplo: Gostava de uma camisola de lã que estava a 35 euros, na Black Friday, vejo que na etiqueta que o “preço original” é de 70 euros e que neste dia, exclusivamente, está a 35 euros. Na minha cabeça pensaria «que ótimo negócio», vou levar a camisola a metade do preço, quando se eu tivesse investigado previamente, não pensaria o mesmo e saberia que a loja me está a tentar enganar e lucrar com a minha ingenuidade.

Por isso, o que vos peço é que tenham cuidado com o que compram, pois nem tudo é realmente um bom negócio. Não se deixem enganar facilmente e boa sorte nessas compras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s