5 Dicas para te manteres motivado

Por muito que eu passe noventa por cento do meu dia a queixar-me de cansaço crónico, (“doença” derivada da carga horária e laboral do meu mestrado), eu acho que nunca estive tão motivada na minha vida. Acreditem, eu finalmente arranjei maneira de me manter motivada apesar de todo o cansaço e trabalho, pois eu acho que agora estou a fazer aquilo que realmente gosto.

Encontrar motivação foi fácil, aliás bastou entrar no mestrado que eu queria para ganhar a motivação necessária, o dificil é mantê-la. Por isso hoje vou partilhar convosco 5 dicas sobre como estar e ficar motivado.

1. Trabalha naquilo que realmente gostas

giphy.gif

Apesar de parecer cliché e uma frase feita, esta é a mais pura de todas as verdades. Quando nós fazemos algo que realmente gostamos, por si só já temos motivação para fazê-lo. Isto é claro como a água. Não há melhor maneira de nos mantermos motivados no trabalho do que a fazermos aquilo que gostamos. Eu sou prova viva disso, desde que entrei no mestrado e estou a trabalhar naquilo que gosto que não há cansaço suficiente que me desmotive o suficiente para ser relevante.

2. Tira tempo para ti

giphy (1).gif

Acreditem que este é um dos pontos chave para nos mantermos motivados. Numa semana trabalhosa e onde estamos constantemente rodeados por pessoas e barulho, devemos tirar um tempinho para nós. Nem que seja uma hora, mas tem de ser uma hora a sós, de paz, onde faças algo para ti e por ti. Eu normalmente tiro a manhã de sexta feira para mim. Acordo sempre cedo por causa do ritmo da semana, mas aproveito que não tenho aulas para fazer algo por mim, como por exemplo tocar piano, ler um livro enquanto tomo um Senhor Pequeno-Almoço (ou seja, um pequeno-almoço esmerado), permitir-me ficar na cama a ver séries, ver um filme enquanto faço tricot, etc etc. É tão bom termos um tempinho só para nós depois do frenesim de uma semana de trabalho. Esta “pausa” no ritmo permite-nos ter um equilíbrio na nossa vida e ajuda-nos a manter-nos motivados para trabalhar.

3. Procura motivação, mesmo quando parece que ela já quase não existe

CavernousAstonishingIberianemeraldlizard-max-1mb.gif

Quando trabalhar naquilo que gostamos não chegar para nos mantermos inspirados, procura-se motivação noutros lados. A motivação pode ser encontrada sobre várias formas e feitios, para mim está em histórias de sucesso ou em certos sites. Tal como, falei já aqui no blog, eu tenho 3 websites que para mim são biblias motivacionais que me levam a querer alcançar o sucesso pessoal e profissional. Para mim, ler sobre motivação, dicas e afins motiva-me, mas para ti pode não resultar. Só tens de encontrar a fonte de motivação à qual recorrerás em casos de necessidade extrema.

4. Afasta-te da negatividade

tumblr_nb7llqI5801rsh8hwo1_500.gif

Estares constantemente rodeada de negatividade pode matar a tua motivação e impedir-te de ir mais além. Eu descobri através da minha experiência que pessoas que estão constantemente a falar mal da vida e a ser negativas em relação a tudo e aos teus sonhos não são bons amigos, nem são as pessoas que precisas à tua volta. Por isso procura encontrar-te rodeada de positividade e de pessoas que te saibam motivar e não só apontar defeitos a tudo no geral.

5. Estabelece objetivos (reais) e relembra-te constantemente deles

tenor.gif

Define os teus objetivos de uma maneira realista e mantém-nos ao alcance da tua visão, para te relembrares constantemente onde queres chegar e o que queres alcançar. Vais ver que teres em mente os teus objetivos vai-te dar motivação para trabalhares e assim conseguires atingir as tuas metas.

E estas são as minhas 5 dicas, espero que tenhas gostado e que te ajudem! 

E tu o que fazes para te manter motivado?

3 pensamentos sobre “5 Dicas para te manteres motivado

  1. Olá não conhecia o teu blog mas tou a gostar imenso do que tenho estado a ler, parabéns desde já.
    E respondendo há questão, sinceramente nem sei… Ás vezes sinto me totalmente sem motivação e do nada consigo reerguer-me e ter uma motivação vinda sei lá de onde… Acho que busco naquilo que me faz bem, naquilo que me vejo a fazer daqui a um tempo e principalmente nos objetivos que quero mesmo conseguir realizar para breve .

    Beijos
    Tenho um blog também caso queiras ver : http://www.omeuprimeirovlog.blogspot.com

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s