Passeio em família ás origens

Posso visitar as belas paisagens do Minho, vezes e vezes sem conta, sem nunca deixar de ficar maravilhada com a beleza natural do norte de Portugal. Perto, ou relativamente perto, de minha casa tenho as paisagens mais belas que alguém pode imaginar. Locais dignos de contos de fadas e das mais deslumbrantes pinturas. Sítios absolutamente mágicos perdidos no meio de uma variada palete de verdes intensos que já inspiraram poetas e artistas.

No Minho podemos encontrar as aldeias pitorescas congeladas no tempo, rodeadas por campos e montanhas, onde as ruas são estreitas e as casas feitas em pedra. Onde podemos ver o Portugal mais rural e as suas tradições tão bonitas e tão típicas. É neste Minho que estão as minhas origens das quais me orgulho e este sábado fui visitá-las com a minha família.

Tínhamos decidido que passearíamos em família nesta tarde de sábado, mesmo que o tempo, que mostrou tantas caras ao longo da manhã, nos presenteasse com um dia mais cinzento. Como nem eu, nem as minhas irmãs, conhecíamos as Minas da Borralha, os meus pais decidiram levar-nos lá para conhecermos o lugar onde a minha tia-avó trabalhara em tempos. Uma terra escondida num vale e onde a história se faz ver para onde quer que olhemos.

 SAM_3606SAM_3607SAM_3616SAM_3618SAM_3628SAM_3632SAM_3633SAM_3619

Depois da visita ás Minas da Borralha, rumamos em direção a Campos, a terra do meu avô paterno. Uma aldeia muito minhota, onde as tradições prevalecem. Pois é, conseguimos visitá-la em dia de festa e ainda assistir a uma garraiada de bois. Talvez a melhor parte tenha sido a fragrância do pão feito nos antigos fornos de pão da aldeia que as aldeias como a de Campos e como já vi também em Pitões de Júnias, estimam e ainda utilizam.

SAM_3638SAM_3639SAM_3640SAM_3642

Eu adoro visitar as paisagens do norte, mas ainda dá mais gozo quando sabemos que aquelas aldeias ainda fazem parte de nós. Saber os locais por onde os meus familiares brincaram, passearam e trabalharam dá-me um prazer enorme. Para além de que as vistas são algo de fenomenal!

Um pensamento sobre “Passeio em família ás origens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s